Criminalidade na Adolescência

Olá galera!

              Aqui são os Idealizadores, essa postagem é para mostrar pra vocês uma reportagem que fizemos sobre a Criminalidade na Adolescência, que fizemos para um trabalho na escola. Esperamos que vocês gostem!

Reportagem     




Trabalho de Português



Criminalidade na adolescência


-Reportagem com o coordenador do Salesiano Mário Sergio   




Alunos:
       
Victor Cândido, Pedro Henrique, Welton Filho, Joseildo Araújo, João Gabriel, Gustavo Henrique, Giovana Macêdo, Gabriel Silva, Luiz Eduardo, Mateus Brilhante e João Vitor.


Natal, 19 de julho de 2013



Criminalidade na adolescência






São várias as causas que levam as pessoas de todas as classes a seguirem o caminho da criminalidade. Dentro dessas causas estão:


-A situação de pobreza leva as pessoas à necessidade de entrar no mundo do crime para arranjar dinheiro, para quitar e alimentar o vício das drogas e para conseguir sobreviver.
-Relações com os amigos ou colegas pouco educados ‘‘mas influencias’’ que alguns jovens exercem sobre outros e o bullying são os principais causas das atitudes criminosas praticadas pelos jovens.


As consequências da criminalidade na população e no seu comportamento são bem notáveis. O medo, a segurança e a desconfiança aumentam no seio da população devido a os altos índices de criminalidade. Assim, se antes as pessoas saem mais para passar nas ruas hoje sentem mais medo ao sair de casa porque temem pelos seus bens.



Entrevista:



Procurando a opinião de pessoas, resolvemos entrevistar o coordenador do colégio Salesiano São José, Mario Sérgio de Oliveira, de 59 anos, com curso superior e pós-graduação completa na gestão Salesiana e gestão educacional.


Idealizadores: Qual a sua opinião sobre a criminalidade na juventude?


Mário Sérgio: Um dos problemas mais frequentes enfrentados sobre a criminalidade é a maneira como o país esta funcionando nos dias de hoje: Falta escola para os jovens, e falta de politica que vise fundamentar o jovem em busca de uma ideal educação.




Idealizadores: Como a família participa da vida dos jovens? E o que se deve fazer?


Mário Sérgio: É de fundamental importância, pois os pais são os verdadeiros amigos, que através da experiência de vida, que conduz o jovem para uma formação social.


        Como Mario Sérgio disse, falta escola para os jovens, e uma política que procure ajudá-lo em busca de um ideal, e a família é o principal apoio que ele tem.






Causas da Criminalidade na adolescência



         Os principais fatores que contribuem com esses adolescentes a partirem pra essa vida do crime é o abandono escolar, o relacionamento familiar e a classe social. Muitas vezes os adolescentes querem aparelhos eletrônicos, roupas e tênis de marca que são muito caros e os pais por terem uma renda mínima não podem comprar.
Como eles não estão na idade de trabalhar, optam pela vida do crime e acabam conseguindo o que querem de uma forma errada. Por abandonarem os estudos desde cedo encontram dificuldade em conseguir trabalhos honestos. O crime proporciona para eles uma maneira mais fácil e rápida de conseguir dinheiro e não precisam de muitos esforços. A grande maioria de desses adolescentes moram em periferias e são atraídos pelo crime organizado, já que não encontram uma oportunidade de trabalho que é consequência da falta de capacitação que a escola e cursos proporcionam. Essa atração faz deles chefes de quadrilhas, o que traz uma certa adrenalina e poder. Fazendo com que eles se sintam acima de tudo e todos. Então eles acabam se acostumando com essa certa mordômia e não querem mais sair dessa vida. Uma das coisas que influênciam na criminalidade é as drogas, muitos adolescentes entram para o crime por causa delas, roubam e vendem para ter o dinheiro e poder continuar com esse vicio.
Por trás dessa vida fácil de crimes que levam, nem tudo sai como eles querem. Ou seja, tem suas consequências. Quando são repreendidos cometendo crimes violentos, por serem menores de idade vão para a Fundação Casa e lá estudando e fazendo serviços comunitários até completarem os 18 anos e poderem sair de lá livres sem culpa alguma.
Essa dor atinge centenas de famílias todos os dias. Esses personagens principais são participantes reais de cenas assustadoras, cada vez mais comuns nas grandes e pequenas cidades.



Redução da maioridade penal

            Uma das grandes em torno do Estatuto é a da idade com que os adolescentes podem ser processados pela Justiça comum. De acordo com a lei, somente após os 18 anos um adolescente pode ser processado. Especialistas, no entanto, acreditam que a redução da idade criminal poderia ajudar a diminuir a criminalidade juvenil.





                                                             
                                                                                                                             Idealizadores

Comentários

  1. Adorei!!!! foi muito útil para minha redação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio! Continue nos acompanhando com nossas futuras novas postagens. Idealize!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas