Resumo do livro: Um Vampiro Apaixonado na Corte de D. João

Ohayo, galera!

                     Aqui é o João Gabriel, e eu sei que to a mó tempão sem postar, mas é que eu tava com preguiça mesmo XD Eu vou postar um resumo do livro paradidático que a escola nos deu pra ler nas féria. Era pra eu ter postado isso ontem, mas como teve o blackout aqui no Nordeste inteiro, não deu certo. Bom, aqui está, e espero que gostem  ^^


                     A história começa com Clemente, um vampiro, transformado com 55 anos. Tudo começa em Portugal, no período em que Napoleão Bonaparte ameaçava Portugal, que ao mesmo tempo era pressionado pela Inglaterra. Clemente vai para uma reunião com um grupo de vampiros franceses (liderada pelo chefe deles, Du Fleur) acompanhado de um amigo seu (chefe dos vampiros de Portugal), para impedir que uma guerra entre eles ocorresse. Porém, era tudo uma armadilha e eles acabam sendo salvos pelos vampiros subordinados do amigo de Clemente e por uma gangue de lobisomens. No meio da luta, Clemente é ferido abaixo do coração, e é resgatado por seu amigo. Ele, aproveitando que a corte real estava indo para o Brasil (especificamente, para o Rio de Janeiro), colocou Clemente num caixão e o despachou para o Brasil.
                     Chegando lá, ele tentou achar uma ousada, mas como todas estavam ocupadas, ele acaba indo passar a noite no barracão de Anacleto (um comerciante local). Lá ele conhece Fátima, filha de Anacleto, por quem se apaixona. Infelizmente,  barracão é cedido a um português nobre e ele e sua família voltam para sua mansão em Botafogo. Nesse meio tempo, Clemente rouba um pequeno tesouro, se faz passar por um conde (O Conde De Mirandela) e se estabelece numa velha Igreja, que era habitada por um velho beato louco. Ele, almejando Fátima, fica cada vez mais íntimo da família, sempre saindo à noite com eles e comprando presentes para Fátima e sua mãe (Rufina, crsitã fervorosa que sempre se confessava ao padre da região, Anselmo), que se apaixona por ele.
                      Porém, um tempo depois, aparece Peter, um comerciante inglês em quem Anacleto investia, e ele e Clemente passaram a disputar Fátima. Após seu aparecimento, ocorreu a festa de aniversário de 15 anos de Fátima, paga por seu pai (que havia enriquecido e, junto a Clemente, passara a frequentar as partes mais "ricas" do Rio). Durante a festa, Clemente descobre que o coronel da região, Vidigal, é um velho amigo seu, também vampiro, Domingos, que possuía o poder de assumir corpos humanos mortais. Ao saber que Peter pretendia pedir Fátima em casamento, o vampiro pede a Domingos que o coloque no corpo de Peter, mas o tiro sai pela culatra e, ao ver o sol no corpo de Peter após tantos anos como vampiro, Clemente se distrai e quebra a perna (de Peter). Ele sai de seu corpo e Domingos o coloca de volta no seu próprio.
                      Após isso, Clemente começa a beber o sangue de Fátima pouco a pouco, enquanto ela dorme. Padre Anselmo começa a suspeitar de um vampiro, e ao associar as histórias do beato louco aos hábitos estranhos de Clemente, reúne escravos, soldado, Vidigal (Domingos) e Anacleto para ir na igreja e matar o suposto vampiro Conde de Mirandela.Ao chegar lá, eles acham o caixão, mas dentro dele, havia só um manequim, pois Vidigal havia trocado Clemente pelo boneco, e tudo virou uma grande piada.
                       Depois de se dar conta do mal que estava fazendo a Fátima, Clemente decide provar a ela que não era um monstro, pedindo desculpas a ela em plena luz do sol. Mas, ao chegar na casa de Anacleto todo coberto, o velho comerciante lhe dá um abraço e seu rosto começa a derreter no sol. Logo, Domingos, que estava com Anacleto, o cobre e o leva para longe, para enterrá-lo. Ele volta no mesmo dia e diz que Clemente tinha uma pele muito frágil e havia ido para ver se Fátima estava melhor, porém havia partido para a Europa fazer um tratamento que só tinha por lá.
                        6 meses após isso, Vidigal explica a Clemente que Fátima fugira com Peter, Rufina traía Anacleto com padre Anselmo, e o comerciante tinha ido para São Vicente com uma mulata trabalhar com café. O velho vampiro decidiu voltar para Portugal num navio, e nunca mais voltara para o Brasil. Porém, após isso, é revelado que a história estava sendo contada pelo filho vampiro de Clemente, que o obrigara a voltar ao Rio para contar sua história. No final, ambos saem de madrugada para um bar, onde trocam o vinho por sangue e conversam noite a dentro.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas